sexta-feira, 20 de abril de 2012

Mito, o que significa e representa no âmbito da Cultura Ocidental. Narrativa de um Mito.


A palavra grega mythos significa uma história fantástica, de origem anônima e coletiva, inventada para tentar explicar fenômenos naturais ou comportamentos existenciais, anteriormente ao avanço da filosofia e das ciências.
No entanto, o mito é o princípio fundante necessário para que se estabeleça o conhecimento. A atitude mítica é antes de tudo uma atitude de crença. Além de procurar uma explicação para a realidade, o mito também propõe apaziguar os temores do homem diante do mundo em que vive.
            O mito expressa, através do seu poder criativo, como as coisas passaram a existir, a sua origem. A sua finalidade é representar, por meio de uma linguagem simbólica, a realidade do mundo humano. Desprovido de qualquer caráter lógico e racional, o mito nem sempre possui sentido, ficando às vezes no plano da sugestão.
            Mitos são histórias tradicionais, quase sempre sobre deuses, heróis ou criaturas do mundo animal, que explicam por que o mundo é do jeito que é.           
            As respostas para as mais complicadas indagações da vida foram transmitidas de geração para geração, na forma de mitos. Em geral havia semelhanças entres as histórias contadas em sociedade marcadamente distintas, como nas Mitologias da Grécia Antiga e dos Nórdicos, nas quais aparecem temas universais como a vida após a morte e a origem do mundo.
            O pensamento mítico teve início na Grécia, do séc. XXI ao VI a.C. e nasceu do desejo de dominação do mundo, para afugentar o medo e a insegurança. A verdade do Mito não obedece à lógica nem da verdade baseada na experiência, nem da verdade científica.
Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos.
Portanto, para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos criaram uma série de histórias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, através da literatura oral.
 Grande parte destas lendas e mitos chegou até os dias de hoje e são importantes fontes de informações para entendermos a história da civilização Grecia Antiga. São histórias riquíssimas em dados psicológicos, econômicos, materiais, artísticos,  políticos e culturais.


O Minotauro 
  
É um dos mitos mais conhecidos e já foi tema de filmes, desenhos animados, peças de teatro, jogos etc. Esse monstro tinha corpo de homem e cabeça de touro. Forte e feroz, habitava um labirinto na ilha de Creta. Alimentava-se de sete rapazes e sete moças gregas, que deveriam ser enviadas pelo rei Egeu ao Rei Minos, que os enviavam ao labirinto. Muitos gregos tentaram matar o minotauro, porém acabavam se perdendo no labirinto ou mortos pelo monstro.
Certo dia, o rei Egeu resolveu enviar para a ilha de Creta seu filho, Teseu, que deveria matar o minotauro. Teseu recebeu da filha do rei de Creta, Ariadne, um novelo de lã e uma espada. O herói entrou no labirinto, matou o Minotauro com um golpe de espada e saiu usando o fio de lã que havia marcado todo o caminho percorrido.

                        

2 comentários:

  1. Oi Orminda,
    O mito é o primeiro degrau no processo de compreensão dos sentimentos religiosos mais profundos do homem, ou seja, é o protótipo da teologia. Mas, ao mesmo tempo, ele e também aquilo que assinala e garante o pertencer a um grupo social e não a outro. O fato de pertencer a este ou aquele grupo depende dos mitos particulares que alguém segue e cultiva.
    Pode-se afirmar que o mito exerce uma função semelhante a da filosofia, enquanto representa o modo de se auto-compreender dos povos primitivos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orminda boa tarde!
      Mito é a narrativa de um fenômeno que pode ser natural ou social,e expressa através do seupoder criativo a crença de um determinado povo em uma determinada cultura, como se fosse uma verdade absoluta determinada pela ciência.

      Excluir