sexta-feira, 4 de maio de 2012

Em que consiste a "Teoria dos dois mundos" defendida por Patão?



Um dos aspectos mais importantes da filosofia de Platão é sua teoria dos dois mundos (mundo sensível e mundo inteligível ou mundo das idéias),  o mundo dos sentidos, do qual não podemos ter senão um conhecimento aproximado ou imperfeito, já que fazemos uso de nossos sentidos. Neste mundo dos sentidos, tudo "flui" as coisas simplesmente surgem e desaparecem. A outra parte é o mundo das idéias, do qual podemos chegar a ter um conhecimento seguro, se para tanto fizermos uso de nossa razão. Este mundo das idéias não pode ser conhecido através dos sentidos. Em compensação, as idéias (ou formas) são eternas, imutáveis e reais, com a qual procura explicar como se desenvolve o conhecimento humano. Segundo ele, o processo de conhecimento se desenvolve por meio da passagem progressiva do mundo das sombras e aparências para o mundo das idéias e essências.
Para Platão, no mundo das idéias é que moram os seres totais e perfeitos: a justiça, a bondade, a coragem, a sabedoria, etc.
Fora do mundo das idéias, tudo o que captamos através dos nossos sentidos possui apenas uma parte do ser ideal. O mundo sensível, portanto, é um mundo de seres incompletos e imperfeitos.
Para Platão, o ser eterno e universal habita o mundo da luz racional, da essência e da realidade pura. E os seres individuais e mutáveis moram no mundo das sombras e sensações, das aparências e ilusões.

3 comentários:

  1. Boa noite Orminda,

    A separação entre o mundo sensível e inteligível é muito bem explicada através do Mito da Caverna - de Platão - onde ele retrata muito bem as críticas que recebe alguém que se dedica a busca do conhecimento verdadeiro. As pessoas que se libertam das sombras não são aceitas pelo seu grupo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Orminda,
    Platão foi um grande propagador das ideias de seu mestre, o filósofo Sócrates, marcando a História da Filosofia. Para Platão existia dois mundos: o mundo das ideias imutáveis, eternas, e o mundo das aparências sensíveis, perpetuamente mutáveis. O mundo das Ideias é o único mundo verdadeiro. Ele dá ao mundo sensível certa realidade, mas ele só existe porque compartilha do mundo das ideias do qual é uma imitação ou uma sombra.

    ResponderExcluir