Um
dos aspectos mais importantes da filosofia de Platão é sua teoria dos dois
mundos (mundo sensível e mundo inteligível ou mundo das idéias), o mundo
dos sentidos, do qual não podemos ter senão um conhecimento aproximado ou
imperfeito, já que fazemos uso de nossos sentidos. Neste mundo dos sentidos,
tudo "flui" as coisas simplesmente surgem e desaparecem. A outra
parte é o mundo das idéias, do qual
podemos chegar a ter um conhecimento seguro, se para tanto fizermos uso de
nossa razão. Este mundo das idéias não pode ser conhecido através dos sentidos.
Em compensação, as idéias (ou formas) são eternas, imutáveis e reais,
com a qual procura explicar como se desenvolve o conhecimento humano. Segundo
ele, o processo de conhecimento se desenvolve por meio da passagem progressiva
do mundo das sombras e aparências para o mundo das idéias e essências.
Para Platão, no mundo
das idéias é que moram os seres totais e perfeitos: a justiça, a bondade, a
coragem, a sabedoria, etc.
Fora do mundo das idéias, tudo o que
captamos através dos nossos sentidos possui apenas uma parte do ser ideal. O
mundo sensível, portanto, é um mundo de seres incompletos e imperfeitos.
Para Platão, o ser eterno e universal
habita o mundo da luz racional, da essência e da realidade pura. E os seres
individuais e mutáveis moram no mundo das sombras e sensações, das aparências e
ilusões.
Boa noite Orminda,
ResponderExcluirA separação entre o mundo sensível e inteligível é muito bem explicada através do Mito da Caverna - de Platão - onde ele retrata muito bem as críticas que recebe alguém que se dedica a busca do conhecimento verdadeiro. As pessoas que se libertam das sombras não são aceitas pelo seu grupo.
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ExcluirBom dia Orminda,
ResponderExcluirPlatão foi um grande propagador das ideias de seu mestre, o filósofo Sócrates, marcando a História da Filosofia. Para Platão existia dois mundos: o mundo das ideias imutáveis, eternas, e o mundo das aparências sensíveis, perpetuamente mutáveis. O mundo das Ideias é o único mundo verdadeiro. Ele dá ao mundo sensível certa realidade, mas ele só existe porque compartilha do mundo das ideias do qual é uma imitação ou uma sombra.