sábado, 5 de maio de 2012

O que você entende por Filosofia da Educação?


Filosofia da Educação


Concluímos que não se pode discutir a Educação sem ter a filosofia presente. Ambas caminham juntas desde a idade antiga, já sendo vivenciadas e discutidas. Algumas idéias propostas pelos primeiros filósofos estão presentes e vividos hoje, dentro da Educação. Na didática, é essencial que na sala de aula experimente a Filosofia, para que o aluno chegue há uma auto-reflexão, seja argumentativo e crítico para a sociedade. Conhecer os filósofos e suas teorias proporciona um autoconhecimento, para abrir os olhos e enxergar uma nova realidade.
Com Sócrates, o homem voltou-se para sim mesmo, ou seja, o homem começou a questionar. E este questionamento, este autoconhecimento do homem se dava, sobretudo com o diálogo mútuo. Sócrates era defensor do diálogo como método da Educação. É um ponto importante para o ensino, pois, atualmente é essencial que haja diálogo na sala de aula para um bom crescimento intelectual e humano também.
Ainda na antiguidade, para Platão e Aristóteles, apesar de possuírem pensamentos opostos, idealista e realista, respectivamente, a Educação tinha um ponto em comum: formava o homem moralmente, em seu caráter. Ou seja, a Educação transformava o homem.
Nessa expectativa, a educação acabou tornando-se objeto de estudos e reflexão da filosofia desde os tempos gregos. Pode-se dizer que a filosofia da educação surgiu do forte vínculo entre a filosofia e a pedagogia estabelecido no decorrer dos anos, pois a filosofia, preocupada com as formas do conhecimento perfeito, orientou o ser humano segundo a razão, inferindo um pensamento pedagógico que busca a perfeição.
Entretanto, a filosofia da educação dos últimos tempos, procurou transcender seus limites conceituais, aventurando-se nas discussões filosóficas modernas e contemporâneas que propiciam a articulação entre diferentes perspectivas teóricas.
Em suma a Filosofia fornece á educação uma reflexão sobre a sociedade na qual está situada, sobre o educando, o educador e para onde esses elementos podem caminhar.
Podemos concluir que a Filosofia da Educação cumpre um papel fundamental dentro da escola, enquanto detentora do processo educativo. A filosofia da educação propõe um movimento de auto-reflexão, isto é, uma postura refletida da educação, onde a educação não de se desvincular da realidade, mas se propõe a buscar seus fundamentos na práxis. A filosofia da educação, além de conduzir a educação para uma auto-reflexão, tem a função libertadora e dá à educação os meios necessários para seu fortalecimento e crescimento concreto, levando os educandos à autonomia, função evidente da educação.


Referências:


ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 2001.
KNELLER, George. Introdução à filosofia da educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1991.

2 comentários:

  1. Olá Orminda,

    A Filosofia permite, como você mencionou, uma reflexão a respeito do papel da escola e da educação e um direcionamento de metodologias apropriadas ao que se espera da educação.
    Lembrando que Sócrates contribuiu muito para que o homem pudesse conhecer a si mesmo.

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  2. Orminda, bom dia!
    A tarefa da filosofia da Educação é buscar o esclarecimento do sentido real do tema “Educação”, dos critérios de sua aplicação, das suas implicações, e da sua relação entre si e com outros conceitos educacionais.

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