terça-feira, 1 de maio de 2012

Faça uma análise sobre o Método "Pedagogizador" e a prática educacional voltada para intersubjetividade.


O método “pedagogizador”  está relacionado a  instrução do aluno, onde ele reproduz o conhecimento, aplica técnicas para que ele seja treinado. Esse modelo tem sido um dos maiores desafios contemporâneos e seus críticos buscam   superá-lo. Seu suporte é a consideração de que há dois fatores estanques em todos os processos em que algum tipo de conhecimento seja requerido: um sujeito de conhecimento de um lado, e uma realidade a ser conhecida de outro. O relacionamento entre indivíduos no ambiente localiza-se no campo da ação, ou na liberdade de ação, o que implica a negociação com o outro. Neste sentido, a intersubjetividade é a relação entre sujeito e sujeito e/ou sujeito e objeto. Portanto, compreender os processos nos quais se dão essas relações, compreenderem a si mesmo como ponte de partida para a compreensão do outro, significa uma tarefa importante para o professor, uma vez que este está em contato com diferentes indivíduos. A educação deve contribuir significativamente como o processo de desenvolvimento do aluno a partir da interpretação e análise crítica dos fenômenos culturais à sua vida. O educador e o educando devem discutir aquilo que é pré-estabelecido como certo, errado, bom, ruim, melhor, pior. A escola deve levar em consideração as mudanças que ocorrem na sociedade, preparando o aluno para lidar com os fenômenos que surgem. Assim a pratica da intersubjetividade no campo da educação supera o modelo “Pedagogizador” ao produzir indivíduos mais livres, autônomos, capazes de avaliar seus atos à luz dos acontecimentos, a luz das normas sociais. Usando suas próprias cabeças e tendo propósitos lúcidos e sinceros, abertos à criticas.  
 Do ponto de vista da intersubjetividade trans-subjetiva o processo educativo se dá na medida em que o professor percebe o aluno como o outro que deve ser conhecido, partindo do principio que o conhecimento do outro deve partir da consciência de si mesmo. Nesse contexto, quando o professor percebe que existe uma indiferença entre o eu e o outro, ele passa a adquirir um novo olhar sobre o aluno, refletindo sua prática e ações percebendo que o mesmo é o sujeito do processo de ensino-aprendizagem, portanto seu objeto de estudo, isto é, não se pode definir previamente quais serão seus desejos e aspirações, dificuldades e habilidades. É necessária uma prática pedagógica voltada para o respeito às diferenças evitando que estereótipos sejam criados e conseqüentemente a relação interpessoal se caracterize como conflituosa e traumática dificultando o processo ensino aprendizagem. Ao se tratar das relações interpessoais no campo educativo as mesmas se constituem numa constante interação entre o eu e o outro. Não se pode perder de vista que a aprendizagem se dá em meio às trocas de experiências e saberes entre todos os envolvidos. A escola é o espaço em que o aluno encontra respostas sobre si mesmo, o outro e posteriormente o meio em que está inserido. Cabe aos educadores oferecer subsídios para que os educassem desenvolvam a consciência de que são agentes ou sujeitos sociais que interagem constantemente como outros indivíduos. Assim, a compreensão da intersubjetividade Intrapsíquica favorece o desenvolvimento da aprendizagem, uma vez que o professor poderá potencializar a investigação em sala de aula visando apoiar o educando na construção do aprendizado, mediando a relação dele como o conhecimento e se necessário encaminhando-o para uma avaliação diagnostica junto a um profissional da área psíquica.

2 comentários:

  1. Oi Orminda,

    O método Pedagogizador é bastante real e presente em muitas escolas até dos dias atuais, onde existe uma aluno que "precisa" aprender, um conhecimento que "deve" ser transmitido e um professor que "tem" que transmitir o saber.
    É a famosa metodologia tradicional de ensino.

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  2. Orminda,
    Na intersubjetividade, segundo Paulo Freire, as consciências se põem como consciência de si e consciência do outro, ela é constitutiva, o sujeito não existe por si só, ele forma-se com o outro.
    Utilizando a intersubjetividade, a educação formará os verdadeiros cidadãos que o mundo precisa. Sujeitos capazes de pensar, criticar e atuar ativamente na sociedade.

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